Quanto tempo você deve esperar entre as etapas de cuidados com a pele?

Quanto tempo você deve esperar entre as etapas de cuidados com a pele?

 

Em que ordem devo colocar meus produtos de cuidados com a pele ? Especialistas em beleza e editores estão constantemente respondendo à pergunta, mas há um acompanhamento que confunde até os profissionais mais experientes: quanto tempo devo esperar entre as etapas? 

Se você já refletiu sobre a questão enquanto abanava o rosto na pia, certamente não está sozinho. Mas você está com sorte, pois contratamos especialistas para a melhor rotina de cuidados com a pele com data e hora – descubra os detalhes abaixo.

Você precisa esperar entre as etapas de cuidados com a pele?

Resposta curta: sim, se puder! Quaisquer ingredientes ativos que você usar precisam de tempo suficiente para penetrar adequadamente na pele. Se você empilhá-los uns sobre os outros, poderá ficar irritado ou até mesmo tornar esses produtos ineficazes. “Se os produtos forem aplicados em rápida sucessão, pensa-se que a força e a eficácia dos produtos podem ser diluídas”, diz o dermatologista credenciado Brendan Camp, MD.

E ninguém quer isso. Sem falar que há o problema do pilling - ou quando o produto se acumula na pele e descama na superfície. Isso geralmente acontece quando você mistura fórmulas à base de água e óleo: óleo e água se repelem, o que resulta naqueles pequenos flocos incômodos.

Agora, existem alguns produtos que precisam de uma camada de hidratação para terem o melhor desempenho (ou seja, soros umectantes), mas por outro lado, cada produto precisa de tempo suficiente para secar antes de passar para a próxima etapa. Quanto tempo você deve esperar? Bem, os profissionais têm algumas recomendações.

Quanto tempo você deve esperar?

Dito isso, não se culpe se não tiver tempo para passar alguns minutos extras na pia. Dermatologista certificado. Blair Murphy-Rose, MD, FAAD , diz melhor: “Nem todo mundo tem tempo para uma rotina de cuidados com a pele em várias etapas que requer pausas entre a maioria das etapas”. A melhor rotina de cuidados com a pele é aquela que você faz de forma consistente, e algumas pessoas preferem limpar, hidratar e pronto - tudo bem!   É quando você adiciona ativos na mixagem que pode ser necessário fazer uma pausa. Permita-me detalhar algumas etapas comuns:  

Antes e depois do retinol

O retinol é notoriamente instável, por isso deve ser sempre aplicado na pele limpa e seca. “Se a pele estiver úmida ou molhada, o retinol será absorvido mais profundamente e a pele poderá ficar irritada”, diz a esteticista licenciada Melissa Croff. Rose reforça o aviso: “Quando a pele está úmida, a penetração do produto aumenta e, portanto, a irritação da pele também pode aumentar”, diz ela. 

Se a sua pele estiver acostumada ao retinol, você pode aplicá-lo na pele úmida para aumentar a absorção e maximizar a eficácia, acrescenta Croff; mas isso é apenas para pessoas que se sentem confortáveis em subir de nível. 

Depois de lavar o rosto, seque suavemente a pele e espere um a dois minutos para que a água remanescente evapore antes de aplicar o retinol da sua escolha. “Normalmente, não é necessário mais do que um minuto para que a pele fique suficientemente seca”, diz Rose. 

Depois de aplicar, espere que a fórmula penetre totalmente antes de passar para a próxima etapa, caso contrário você pode diluir sua potência. O produto pode levar de dois a 10 minutos para ser completamente absorvido, digamos, derms, mas esperar 10 minutos não parece muito prático (apenas mantê-lo real!). Um tempo de espera de dois minutos deve ser OK.

Resumo

Após a limpeza, espere 1 a 2 minutos antes de aplicar o retinol. Então, se puder, espere 2 minutos para que seja totalmente absorvido.

Antes e depois da vitamina C

A vitamina C - ou seja, ácido ascórbico - é outro ingrediente instável, tão semelhante ao retinol que você deve aplicar na pele limpa e seca para maximizar a absorção. “A vitamina C pode perder sua potência e eficácia quando exposta ao ar, à luz e à umidade, por isso é melhor aplicá-la na pele que não esteja escorregadia ou escorregadia”, diz Croff. 

Dito isso, as mesmas regras se aplicam aqui: depois de limpar e secar, espere cerca de um minuto antes de aplicar um sérum de vitamina C. Aguarde dois minutos antes de prosseguir com sua rotina. 

A única diferença é que provavelmente você usará vitamina C pela manhã e retinol à noite (já que este último pode tornar sua pele mais fotossensível). Você não deseja colocar esses ingredientes juntos, então não deve ter problemas com tempos de espera idênticos.

Resumo

Após a limpeza, espere 1 a 2 minutos antes de aplicar a vitamina C. Depois, se puder, espere 2 minutos para que seja totalmente absorvida.

Antes e depois do ácido hialurônico

É aqui que as coisas ficam complicadas. Os umectantes - como o ácido hialurônico - na verdade fazem seu melhor trabalho na pele úmida. "Os umectantes são basicamente 'ímãs de água'", disse a dermatologista credenciada Ava Shamban, MD, então você vai querer dar a eles a água de que precisam para fazer seu trabalho corretamente. 

Mas como é isso em uma rotina? Voltemos à etapa de limpeza: se você tiver um soro de ácido hialurônico no seu repertório, seque um pouco o rosto antes de aplicar o soro na pele levemente úmida. 

“Esta pode ser uma etapa particularmente útil para quem tem pele mais sensível”, diz Camp, já que ter essa camada de hidratação pode minimizar os potenciais efeitos colaterais de ativos mais intensos (leia-se: irritação e ressecamento). Ainda assim, certifique-se de dar tempo suficiente ao AH para secar (cerca de dois minutos) antes de aplicar retinol ou vitamina C.

Ou você pode adotar a abordagem oposta: limpe a pele e seque, aplique retinol ou vitamina C, espere que seja totalmente absorvido e umedeça novamente o rosto com uma névoa hidratante antes de aplicar o ácido hialurônico. Esse é o meu caminho preferido, já que gosto de aplicar meu hidratante logo sobre o ácido hialurônico para fixar a hidratação (mais sobre isso daqui a pouco). 

Novamente, certifique-se de dar ao retinol ou vitamina C um ou dois minutos para serem absorvidos antes de molhar novamente a pele. “Isso vai garantir que o retinol não perca sua eficácia e o ácido hialurônico manterá a barreira cutânea hidratada e protegida”, afirma Croff.

Resumo

Duas opções aqui: você pode aplicar ácido hialurônico logo após a limpeza na pele úmida (sem tempo de espera) e, em seguida, esperar 2 minutos para secar antes de aplicar retinol ou vitamina C. Ou você pode aplicar retinol ou vitamina C, esperar 2 minutos para que seja absorvido, umedeça novamente a pele com uma névoa e aplique ácido hialurônico.

Antes e depois do hidratante

Se o ácido hialurônico for sua última etapa, vá em frente e aplique o hidratante imediatamente para fixar a hidratação. No entanto, se você usar retinol, vitamina C ou qualquer outro ativo instável, deverá dar tempo suficiente para que o soro seque - novamente, dois minutos devem bastar.

Isso não quer dizer que você precise de um cronômetro para contar os segundos. “Os soros têm estrutura molecular baixa e são absorvidos muito rapidamente pela pele”, diz Croff. “Depois que o soro é pressionado na pele e totalmente absorvido, é bom aplicar um hidratante em um minuto ou menos.”  

Se você tiver um retinol mais espesso (digamos, um creme versus um gel), pode ser necessário esperar mais tempo antes de passar para o hidratante. Apenas observe o tempo de secagem: se sua pele estiver seca, provavelmente você está bem. Se parecer escorregadio, espere um momento para absorver (ou um ventilador rápido para acelerar o processo).

Resumo

Aplique o hidratante imediatamente sobre o ácido hialurônico ou espere cerca de 1 minuto antes de aplicar sobre a vitamina C ou retinol.

Antes e depois do protetor solar

O protetor solar é o mais exigente, já que muitas fórmulas à base de óleo podem se sobrepor aos hidratantes à base de água. Sem falar que “o hidratante pode diluir o protetor solar e potencialmente diminuir sua capacidade de proteger a pele do sol”, diz Camp.

Por favor, não deixe que o medo de bolinhas seja uma desculpa para renunciar totalmente à proteção solar; se puder, deixe o hidratante secar por um ou dois minutos antes de aplicá-lo. “Lembre-se de deixar o protetor solar agir por pelo menos 15 minutos antes de sair ao sol”, lembra Camp, e reaplique a cada duas horas se estiver sob luz solar direta.

Resumo

Aguarde 1 a 2 minutos após o hidratante antes de aplicar o protetor solar. O ideal é esperar 15 minutos para que o protetor solar endureça antes de se aventurar ao sol.

A lição 

Num mundo perfeito, uma rotina de cuidados com a pele levaria cerca de 10 minutos. Você levaria um minuto para limpar e depois esperaria um ou dois minutos antes de aplicar cada produto. Agora, espero que você (ou eu) siga essa programação ao máximo todos os dias? Claro que não! Todos nós temos vidas! Às vezes você mal tem tempo de passar um hidratante antes de sair correndo porta afora (já estive lá!). 

A moral desta história é deixar os ativos instáveis secarem o máximo que puderem antes de passar para o próximo produto – um minuto inteiro pode parecer um ano parado na pia, mas se isso significa que seus produtos realmente funcionarão , vale a pena a espera.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Por favor, observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.